Retrospectiva 2018

Estamos em dezembro e, nas redes sociais, pipocam os memes reclamando de 2018. Mas eu mesma não posso reclamar; 2018 foi um bom ano para mim profissionalmente, apesar dos cortes orçamentários na Educação. Tampouco quero fazer previsões tenebrosas para 2019, pois iniciarei o ano colhendo frutos plantados anteriormente. Não nego meu medo dos retrocessos sociais, educacionais, intelectuais, culturais e outros ais que já se anunciam. Mas prefiro, neste momento, focalizar as vitórias e a gratidão por elas. Então, em 2018, teve:

  • Fui revisora de 14 trabalhos científicos submetidos a congressos e periódicos internacionais e nacionais. Paralelamente, fiquei viciada em adicionar e verificar obsessivamente minhas revisões no Publons.

publons 2018

  • Publiquei no Journal of Marketing Management um artigo discutindo os desafios da pesquisa sobre tabus, em coautoria com Gretchen Larsen, Maurice Patterson e Ouidade Sabri, a fim de encorajar a investigação de assuntos polêmicos e urgentes, que podem aumentar a visibilidade dos problemas sociais.

taboo

CAPA_CULTURA_E_CONSUMO_22052018.indd

  • Apresentei no congresso Consumer Culture Theory e no Encontro de Marketing da ANPAD um artigo sobre a objetificação das consumidoras e a personificação dos produtos eróticos.

cct presentation

  • Participei da galeria de arte do congresso Consumer Culture Theory com uma instalação intitulada Hysterical You, que convidava o observador a se colocar no lugar das mulheres que eram submetidas ao tratamento vibratório para histeria e que, hoje, ainda sofrem preconceito ao consumirem vibradores.
008
Soren Askegaard interagindo com a instalação Hysterical You
  • Recebi a menção honrosa do Prêmio “Melhor Paper de Marketing Publicado em Periódicos Internacionais por Pesquisadores Brasileiros”, pelo artigo Next Stop: Pleasure Town, que escrevi em coautoria com John Schouten, publicado no Journal of Business Research.

melhor paper

  • Dei minha primeira disciplina de mestrado, Métodos de Pesquisa Qualitativa para Estudos Culturais, para o Programa Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade, o que foi, ao mesmo tempo, extremamente trabalhoso e gratificante.

pipaus

  • Como aluna, assisti ao Seminário Canon of Classics na University of Southern Denmark. Muito aprendizado com pesquisadores incríveis, em uma experiência inesquecível.
canon
Isabela Morais, Luciana Walther, Eric Arnould, Craig Thompson, Carla Abdalla, Julio Lemos

E, para 2019, já estão no forno:

  • Um capítulo muito didático sobre o uso da análise extremista, uma técnica de geração de teoria a partir de dados de campo adaptada por mim de Miller (Stuff, 2010), que sairá no Handbook of Research on Gender and Marketing, editado por Susan Dobscha.

gender

  • Um capítulo para o vigésimo volume do livro Research on Consumer Behavior: Consumer Culture Theory, editado por Dannie Kjeldgaard, Domen Bajde e Russell Belk.

cct rcb

 

Realmente, não posso reclamar!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: