Hysterical You

Estive na Dinamarca no começo de julho para a CCT Conference, que é o congresso oficial da corrente de estudos culturais do consumo conhecida como Consumer Culture Theory. Lá apresentei o artigo intitulado “The Life and Death of Anthony Barbie: A Consumer Culture Tale of Butlers, Lovers and Crashers”, que trata da vida social de produtos eróticos, como o polêmico vibrador. Como tudo que está vivo um dia morre, o artigo debate também a morte social e material desses objetos, analisando depoimentos engraçados e emocionantes em que minhas entrevistadas descrevem como é difícil, por motivos emocionais e práticos, jogar fora um vibrador. O artigo foi selecionado pelos organizadores para se tornar um capítulo do livro “Consumer Culture Theory – Research on Consumer Behavior”, que contém os melhores papers apresentados no congresso de 2018.

Desde 2016, além de apresentar minha pesquisa científica nesse congresso, tenho participado com trabalhos artísticos, usando variados meios para expressar meus achados de pesquisa: escultura, ready-made, collage. Este ano, apresentei uma instalação interativa intitulada “Hysterical You”, que consistia em uma cadeira em cujo assento ficava escondido um massageador de costas, constantemente ligado à tomada. No assento, lia-se a palavra “SIT” em grandes letras vermelhas. Diante da cadeira, havia uma mesa sobre a qual se encontrava um livro, em cuja capa se lia “READ”, e um espelho de penteadeira, em cuja superfície se lia “STARE”.

Vários colegas interagiram com a obra e ofereceram reflexões que validaram e aprofundaram minha proposta. Usva perguntou ao primeiro a se sentar: did you stare into your void? Carla e Rodrigo sugeriram a colocação de uma câmera que registraria a reação das pessoas, ao se surpreenderem com a sensação corporal gerada pela instalação. Jannek falou da avalanche sensorial criada pelo estímulo vibratório que, somado aos três verbos no imperativo, impede a concentração no cumprimento dos comandos. John ficou impressionado com o estímulo do períneo. Vários manifestaram vergonha de interagir com a instalação em uma sala com tantos espectadores – a exposição ocorreu no grande lobby do centro de convenções.

Veja o texto que acompanhava a instalação e algumas fotos dos corajosos que decidiram participar da brincadeira. Uma brincadeira muito séria, a propósito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: