Vivendo uma vida feminista

Depois de um longo período de pandemia, pesquisa e extensão, volto mais feminista, gayzista, anti-racista e anti-especista do que nunca. Para inaugurar a colheita do que foi plantado nos últimos anos, quero mostrar este livro lindo que a Sofia aparece segurando na foto abaixo: The Routledge Companion to Marketing and Feminism.

 

Antes da pandemia, as organizadoras me convidaram para escrever um capítulo sobre a interseção entre sexualidade, feminismo e consumo. Por coincidência (ou não), meu capítulo vem imediatamente antes do da Alexandra Rome, que tem sido, para mim, uma grande interlocutora e provocadora.  Também por coincidência (ou não), meu título fala de um ponto cego, enquanto o dela menciona olhos vendados.

 

Um dos objetivos do meu capítulo é oferecer um compêndio da literatura científica sobre sexo e marketing produzida por pesquisadores da área de Consumer Culture Theory e comparar essa produção à de outras áreas.  O segundo objetivo é mostrar, de forma breve, como podemos usar teorias feministas para entender (e criticar, em resposta às provocações de Rome e Lambert) os fenômenos sociais relacionados à sexualidade feminina ocorridos nas sociedades contemporâneas de consumo. Por último, busquei traçar algumas reflexões quanto ao futuro da pesquisa crítica sobre esses temas. 

 

Para quem quer pesquisar marketing e consumo com uma lente feminista, são 30 capítulos incríveis, escritos para fazer da quarta onda um maremoto. Se não no mundo, talvez em quem lê.

Para comprar ou saber mais, clique aqui.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: